sábado, 25 de abril de 2009

Uma cultura descontrolada

A cultura de uma empresa é constituída pelos valores, crenças e regras compartilhados pelos membros da empresa. Onde eu trabalho, na AmBev, além da missão e visão, eles possuem 10 princípios que descrevem o que eles chamam de “jeito AmBev” de ser e trabalhar.

Missão: Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.

Visão: Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor.

Princípios

1. Ser e melhor e mais rentável cervejaria do mundo em um mundo melhor.
2. Pessoas excelentes são os ativos mais valiosos da companhia.
3. Líderes serão avaliados pela qualidade das suas equipes.
4. Nunca estamos satisfeitos com os nossos resultados.
5. Resultado é o combustível da nossa companhia.
6. Pensamos e agimos como donos.
7. Bom senso e simplicidade orientam melhor que sofisticação e complexidade.
8. Gerenciamos nossos custos rigorosamente.
9. Fazemos o que falamos.
10. Integridade, trabalho duro e consistência são a chave para constituir nossa companhia.



Devido às descrições acima e a uma rápida análise do mercado onde a empresa está inserida, que é altamente concorrido e exige rápidas tomadas de decisões, podemos concluir que a AmBev possui uma cultura de adaptabilidade, a qual proporciona a mobilidade necessária para que a empresa se mantenha competitiva.

Um dos princípios mais apreciados que a companhia possui e que “Pessoas excelentes são os ativos mais valiosos da companhia.”, devido à essa crença, a empresa se utiliza da meritocracia. A meritocracia é um conceito muito bonito, que permite que os melhores funcionários cresçam mais rápido e ganhem mais que a média, significa que as ecompensas e oportunidades são obtidas devido às contribuições do funcionário para o sucesso da companhia, e não pela senioridade. Muito bonito na teoria, porém as pessoas esquecem que do mesmo jeito que oportunidades aparecem muito rápido para os funcionários dedicados, elas também somem bem rápido quando os funcionários não obtem bons resultados. Eu não gosto muito da meritocracia, acho que aterroriza um pouco as pessoas com o medo do que vai acontecer se elas cometerem um erro ou se o projeto der errado, mas eu sou só a estagiária.

Algo interessante que ocorre na empresa com o intuito de aumentar a produtividade dos funcionários é a transformação do ambiente de trabalho em um ambiente mais informal. Lá não é exigido nenhum traje formal, a maioria das pessoas vai trabalhar de camiseta, jeans e all star. Aliás, acho que se você aparecesse lá muito arrumado, todos iriam ficar olhando pra você como se você fosse um ET com vestido de bolinhas.

Uma coisa legal lá é que todos os funcionários trabalham juntos, minha gerente senta duas mesas de distância da minha mesa, e o super gerente que manda em tudo senta a três mesas de distância da minha mesa. Se eu, ou qualquer pessoa, quiser falar com eles, não é necessário passar por secretárias, telefonar ou marcar um horário, é só levantar e conversar, ou se não quiser levantar pode ficar sentado na cadeira mesmo e gritar, que é mais comum.

Falando de outro princípio agora , pode parecer, inicialmente, interessante e motivador estar sempre em busca do aperfeiçoamento do seu trabalho e melhores resultados, com uma insatisfação saudável e controlada. Eu achava isso até participar de uma reunião de planejamento mensal onde o gerente, analisando os dados de vendas do mês anterior, deu um "esporro" gigantesco no coordenador de vendas que obteve o menos número de vendas no período analisado. Sim, ele deu esse chilique na frente de todos os outros coordenadores e de praticamente toda área administrativa, e deixou bem claro que o coordenador tinha que se esforçar mais para sair da última posição.

PS: Todos os coordenadores de vendas, inclusive o coordenador em questão que vendeu menos, bateram as metas de vendas propostas para o mês. Então não, eu também não entendi o motivo da bronca pública.

Ok, hora de falar alguma coisa boa da empresa agora. Um dos grandes desafios para a AmBev é fazer com que os vendedores, e os funcionários, se comportem e se sintam como donos da companhia, e vistam a camisa da empresa. Para isso, a maioria dos funcionários têm um sistema de remuneração variável, que aumenta ou diminui de acordo com as vendas da empresa. Dessa forma, se a empresa vende mais, você ganha mais, se a empresa vende menos, você ganha menos. É verdade que o sistema é muito confuso, e praticamente ninguém entende como funciona e nunca sabe quanto vai ganhar a mais, mas funciona, fazendo com que as pessoas se empenhem mais em atingir os objetivos da empresa.

O ponto principal da Cultura da AmBev, o que realmente defini a empresa é o grande foco em resultado. Todos os outros valores e princípios, comportamentos e desempenho, giram em torno deste fator. A empresa deseja resultados mais rápidos, mais confiáveis e com menor custo. Só isso. E entende-se por “menor custo” poucos recursos e poucas pessoas para muito trabalho.

Conheço uma moça, que trabalha na empresa a mais ou menos 2 anos, quando eu chego de manhã, lá pelas 7:30, ela já está lá, ela não faz horário de almoço, e as pessoas comentavam que ela só ia embora depois das 20:00. Isso porque ela e mais dói analistas eram responsáveis por consolidar as vendas de mais de 200 vendedores diariamente. Os três trabalhavam enlouquecidamente o dia inteiro, sem parar um minuto, e em 3 meses, eu nunca vi ninguém reconhecer ela pelo trabalho, aliás sempre que tem alguém na mesa dela é para reclamar que a consolidação está atrasada. E também, nem vou ver, já que ela pediu demissão semana passada. E pasmem, a maioria das pessoas ficaram surpresas, e não entenderam o porque dessa demissão tão repentina e sem sentido.

Bjos Voyage

Um comentário:

  1. Muito boa análise e agora baseada nos conceitos aprendidos, demonstra maturidade e imparcialidade na análise da sua organização!

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