Eu vou completar três meses de estágio agora no fim de abril, não to mais tão perdida quanto no começo do estágio, mas também não estou suuuper integrada assim como meu chefe que tem 10 anos de casa, mas o que eu aprendi nesses três meses em relação a relacionamento com pessoas e equipe quase bate o que aprendi nos meus 19 de vida, e não é exagero. Aqui o trabalho em equipe é a parte principal, nenhum “time”, como eles chamam, trabalha sozinho, cada dia na semana tenho reunião com outro time que está envolvido na mesma tarefa que o meu para que as coisas caminhem no mesmo sentido.
Mas não é disso que eu quero falar, como estava dizendo, aprendi muito como pessoa, porque meu chefe é um amor e vai soltando várias frases ao longo do dia que entram para a minha “caixinha de aprendizado”, a que mais me acompanha ultimamente é “O mundo é redondo”, não entendeu? Quando você viver uma situação em que ela se encaixa vai fazer o maior sentido do mundo.
Ontem eu cheguei na minha baia, como todo dia de manhã e meu chefe falou “Cinthia, li a pesquisa que você fez, e uma outra do arquivo IBM, e cheguei a algumas conclusões...” e continuou falando. O assunto da pesquisa não interessa porque como sempre aqui é tudo muito confidêncial, e se meu chefe ou qualquer outro “ibeemista” me pega lendo o blog e resolve abrir no computador dele eu sou demitida =D, e acho que esse não é bem o propósito do blog! Rsrs
Continuando mais uma vez, ele começou a falar sobre a pesquisa, entrevistaram 400 diretores e executivos do RH de algumas empresas, de médio e grande porte, e concluíram mil coisas, são 87 páginas de pesquisa, mas o que mais me chamou atenção foi quando ele disse “ eles têm dificuldade em obter bons resultados por falta de motivação e capacitação dos funcionários, por não conseguirem passar informações claras, não terem uma visão estratégia do todo, não respeitare culturas e idéias....blablabla” e na mesma hora eu lembrei de “gatinhos e gatinhas quais são as principais características de um líder?” e era exatamente o que ele tava falando! Tudo o que ele disse se encaixava nas habilidades humanas, conceituais e técnicas de um líder, como vimos no primeiro capítulo do livro de GN.
E eu fiquei pensando “entrevistaram 400 pessoas pra chegar numa conclusão que está aí pra quem quiser ver e imagina só há quantos anos!” Tudo bem que a pesquisa relacionava muitas outras coisas, mas boa parte se resumia nisso, em ler o primeiro capítulo do livro de Gestão, hahah.
Outra situação foi quando gansei o telefonema de um cara que trabalha aqui perto de mim, também do meu time, que fica algumas baias mais pra frente, ele dizia “Fulano deve dar um bom líder pro time, ele é acessível, tem jogo de cintura, sabe cobrar...blablabla”, mas na verdade eu só vi ele citando características humanas, então será que esse Fulano seria mesmo um bom líder? Não sei não...
Outro dia meu chefe me perguntou o que eu achava dele, os pontos fortes e fracos, toda quinta fazemos uma “auto-análise” um do outro e almoçamos juntos para discutir (acho isso muito bom!), e eu falei que achava ele muito inteligente (gente ele fez ITA tá?!), organizado, pra trabalhar na função que temos organização é essencial, ele tem uma visão do todo muito boa, sabe delegar funções certas para cada um, sabe motivar e “exercitar” os funcionários para desenvolvermos nossas habilidades, enfim... mas às vezes ele fica muito bravo com a mãe dele! Siiiim hahah, eu falei isso, ele vive dizendo que a mãe dele o irrita, e eu vejo bem isso, ele senta ao meu lado, e quando a mãe dele liga eu fico muito sem graça, ele não é muito simpático com ela ao telefone, e eu acho que isso é uma falha, na habilidade humana que ele deve desenvolver, isso acaba afetando o clima do trabalho depois, ele não desconta nada nos funcionários, mas todo mundo sabe que ele brigou com a mãe, e quem é que vai querer falar com o chefe depois disso? Hahah. Então eu falei isso pra ele, e me senti muuuito inteligente dando uma dica de administração pro meu chefe ;D, e agora ele sabe que não só ele, mas eu também pretendo contribuir pra carreira dele, e assim ser efetivada e parar de ganhar essa bosta de salário de estagiária hahah.
bjos
Voyage
Confira a sua Retrospectiva iFood 2025
Há 2 dias
Muito bom relato e relação com a disciplina!
ResponderExcluir