Nos Estados Unidos, principalmente, os funcionários da IBM são conhecidos como “homens azuis”, porque durante uma época todos eles usavam um terno azul que era uniforme, todos iguaizinhos, entrando e saindo da empresa enfileirados. Graças a Deus os tempos são outros! E a moda agora é cidadania corporativa, que é a relação da empresa com seus funcionários e a comunidade.
Quando entrei aqui tinha uma imagem bem diferente dessa relação, achava que a empresa não estava nem aí, que o negócio era ganhar dinheiro e pronto. Mas os esforços da IBM para mudar essa imagem já começaram faz tempo, e já estamos vendo resultados. Ganhamos o prêmio de “Empresa Modelo em Sustentabilidade” realizado pelo Guia Exame de Sustentabilidade. E a cada ano apoiamos e realizamos mais projetos.
Temos projetos de educação como o “Kid Smart” e o Trycience, esse último é um programa global que tem como objetivo fornecer acesso virtual para as pessoas visitarem centros e museus de ciência de diversas partes do mundo. E tem esse site (www.tryscience.org) onde você pode conseguir mais informações.
Tem projetos de educação ambiental, projetos de diversidade, de saúde, acessibilade, tem até parceria com a Fundação Roberto Marinho no Museu da Língua Portuguesa, sabia? São muitos projetos mesmo, tem a listinha lá embaixo pra você conhecer um pouco de cada um.
Investiu 1 milhão de dólares no projeto “Big Green IBM” que transformando servidores em mainframe vai consumir 80% a menos de energia e economizar aproximadamente US$ 250 milhões nos próximos cinco anos.
Lembra do filme “Uma Verdade Inconveniente” sobre os efeitos dos maus tratos com o ambiente que foi febre há uns anos atrás? Na época eles exibiram sessões para os funcionários aqui da IBM Tutóia, na IBM Pasteur, no Rio e em Hortolânida. Fez isso junto com o lançamento da cam,panha mundial de melhoria das práticas das novas, economia de energia e preservação do meio ambiente.
O primeiro relatório ambiental corporativo da IBM foi publicado em 1990 e, desde então, este material tem sido atualizado e divulgado anualmente. Para tanto, a IBM possui um sistema de gestão ambiental que analisa todas as formas como o negócio interage com o meio-ambiente. Isso fez da IBM a primeira empresa a conquistar uma certificação global única, a ISO 14001, em 1997, o que significa que nosso sistema de gestão ambiental segue padrões mundiais.
No período de 2000 a 2005, a IBM mundialmente reduziu 58% a emissão de compostos de CFC e entre os anos de 1990 a 2005 a emissão de dióxido de carbono pela empresa diminuiu 40%, resultado principalmente da conservação de energia elétrica.
Em 2006 a IBM economizou energia suficiente para abastecer uma cidade com 50 mil habitantes
• Reciclamos 405 toneladas de papel. Isso representa cerca de 39 árvores por dia
•Tratamos, em Hortolandia, aproximadamente 122.640.000 litros de esgoto
Aqui alguns dos projetos:
Projetos de educação:
TRYSCIENCE
O que é: programa global que tem como objetivo fornecer acesso virtual para pessoas visitarem centros e museus de ciência de diversas partes do mundo.
- Como: através do site www.tryscience.org e da implantação de quiosques em museus.
- Público-alvo: equipes de cientistas e técnicos dos museus participantes, crianças, professores e pais.
KID SMART
- O que é: Projeto social na área de educação, tem como objetivo despertar o interesse das crianças pela tecnologia e incluí-las no mundo digital desde cedo. Brincando no computador, as crianças desenvolvem o raciocínio lógico e começam a se interessar pela tecnologia. Além da doação do KidSmart, o projeto prevê também a capacitação dos professores que utilizarão o computador no dia-a-dia da sala de aula.
- Como: através da doação da solução KidSmart - computador com aparência de brinquedo e programas educacionais com conteúdos de matemática, ciências e geografia - e de programas de formação à distância para os professores.
- Público-alvo: crianças de 4 a 6 anos e professores de educação infantil da rede pública.
Projetos Ambientais:
RECICLASA
0 que é: um projeto de educação ambiental da IBM composto por três partes. Uma exposição itinerante que percorrerá nove cidades do país, oficinas de introdução à reciclagem para professores da rede pública e um workshop online, com acesso livre ao público através do site www.reciclasa.com.
PLURALL
O que é: Uma solução terminais-servidor (thinclient) que possibilita a montagem de redes locais de informática a partir de um servidor e de computadores antigos, sem disco rígido, reciclados como terminais.
Como: A inovação do Plurall é o empacotamento de uma série de etapas, que usualmente só são realizadas por técnicos de informática, em um simples CD de distribuição. Este empacotamento permite que pessoas com um conhecimento básico de redes e de informática em geral possam criar e manter suas próprias redes de terminais.
Outro aspecto inovador do Plurall é a otimização para que os terminais operem não só em redes locais convencionais, mas também em redes wireless integradas, com o servidor de aplicações sediado em uma estrutura central que, por exemplo, atende a toda uma rede de escolas públicas, postos de saúde, telecentros comunitários, etc
MUAN
O que é: É um sistema open source para animação quadro-a-quadro, desenvolvido e compatível com o sistema operacional Linux. Foi concebido pelo Anima Mundi e desenvolvido pelo IMPA com apoio da IBM.
Como: Sua interface gráfica permite rápida criação, edição, manipulação e visualização de animações, utilizando câmeras de vídeo ou webcams conectadas ao computador.
Por ter sido elaborado para propósitos educacionais, MUAN é simples e fácil de operar, contendo funcionalidades que atendem tanto aos iniciantes quanto aos animadores profissionais.
Através do sistema MUAN, torna-se possível gravar imagens fixas em seqüência e editá-las no mesmo ambiente, com uma interface intuitiva e rápida performance.
ETERNAL EGYPT
O que é: Uma viagem virtual pela história e cultura egípcia; passando pelo platô de Gisa, Templo de Luxor, a tumba de Tuntancamon, com imagens 3Ds e uma explicação sobre os objetos, uma biblioteca on-line sobre o assunto.
Como: É possível ver fotos de vários locais, monumentos, artefatos, fazer visitas virtuais, assistir a vídeos e ver imagens em tempo real de alguns desses lugares.
O projeto pode ser conhecido através de quiosques interativos, em português ou pelo website, em inglês.
Visite: www.eternalegypt.org
PROJETOS DE DIVERSIDADE:
EXITE
O que é: Iniciativa mundial da IBM que pretende estimular o interesse de jovens mulheres por profissões ligadas à área tecnológica.
Como: Durante a execução do projeto elas participam de várias atividades relacionadas à informática com o apoio de funcionários voluntários da IBM. No Brasil, o programa beneficia portadoras de deficiências e minorias.
AFRO TECH
O que é: Iniciativa mundial da IBM que tem como objetivo despertar o interesse de crianças e jovens afro-descendentes de comunidades de baixa renda pela tecnologia.
Como: Os jovens recebem aulas de informática, introdução à tecnologia, sistemas de informação e Internet, além de palestras da equipe de recursos humanos da IBM, sobre planejamento profissional e dicas de como entrar no mercado de trabalho.
Já as crianças são introduzidas à tecnologia através do KidSmart, com diversas atividades interativas.
PROJETOS DE SAÚDE:
World Community Grid
O que é: iniciativa mundial que utiliza a tecnologia de grade para pesquisas científicas relacionadas à saúde e a questões biológicas e ambientais.
- Como: Instalando um pequeno software seguro e gratuito.
- Para quem: Pessoas físicas ou jurídicas que têm computador com acesso a internet.
- Quando: lançado em novembro de 2004.
PROJETOS DE ACESSIBILIDADE:
Accessibility Works (a-Works)
O que é: Softwares de acessibilidade desenvolvidos pela IBM que têm como objetivo facilitar a navegação na Internet de pessoas com visão subnormal, limitações visuais ou deficiências motoras.
Como: O Accessibility Works faz adaptações nos navegadores de internet, como aumento de letra, leitura da página, alteração de cores, etc, para facilitar a leitura das páginas por pessoas com baixa visão. Sendo o Accessibility Works, é compatível com os sistemas operacionais Linux e Windows.
PROJETOS DE VOLUNTARIADO:
ON DEMAND COMMUNITY
O que é: Iniciativa global que incentiva e oferece suporte ao trabalho voluntário do funcionário e aposentado.
Benefícios: Doação de dinheiro ou equipamentos para ONGs onde os funcionários IBM tenham trabalhado voluntariamente 40h/5 meses. A IBM também oferece materiais online para auxiliar o voluntário no seu trabalho para a comunidade.
Resultados:
- Resultados: Mais de 2.000 IBMistas, 312 instituições beneficiadas e aproximadamente 110.000 horas de voluntariado.
MENTOR PLACE
O que é: O IBM MentorPlace é um componente fundamental do compromisso da empresa com a educação pública.
Como: Através deste programa de voluntariado corporativo, os funcionários da IBM no mundo todo fornecem assistência acadêmica on-line e aconselhamento de carreira aos estudantes, ao mesmo tempo em que demonstram que adultos se importam, sim, com os problemas e preocupações dos estudantes.
Visite: www.mentorplace.org
CSC - Corporate Service Corps
O que é: Programa de voluntariado mundial do funcionário em países em desenvolvimento: Africa, Ásia e Oriente Médio.
Como: Formação de equipes de diversos países para durante 1 mês realizarem trabalho voluntário em organizações não governamentais.
A empresa ganha com funcionários com variedades de habilidades globais, o funcionário ganha uma oportunidade de aperfeiçoamento e desenvolvimento e a ONG ganha as melhores habilidades de diversos funcionários na solução de seus problemas.
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
O que é: Primeira instituição do mundo totalmente dedicada ao idioma natal de um país.
- Parceria: Fundação Roberto Marinho e a área de Relações Comunitárias da IBM Brasil.
Contribuição IBM:
- Toda a tecnologia que suporta o museu foi fornecida pela IBM Brasil. São 140 computadores, no total.
- 40 computadores IBM conectados aos softwares de projeção, responsáveis por mostrar as imagens em movimento do telão de 106 metros de comprimento.
- A IBM montou uma sala com 20 computadores para capacitar educadores nesse assunto. Há também 35 terminais de computadores para o público em geral.
- Além disso, a IBM doou para o Portal da Língua os três servidores que o suportam - x86 que rodam Linux, com a distribuição Suse - e os softwares ibm: Websphere Portal Enable, WCM e o banco de dados DB2.
Resultados:
A primeira fase do projeto começou com o Museu ainda em construção quando cerca de 4100 professores de Língua Portuguesa, Educação Artística, Geografia e História passaram por treinamentos à distância sobre assuntos relacionados a nossa linguagem e cultura, numa cooperativa de aprendizagem. Participaram dessa primeira fase 664 escolas de 169 cidades de São Paulo.
A segunda parte do projeto começa agora, com o museu inaugurado. O departamento de Relações Comunitárias da IBM será responsável, junto com a Fundação, por desenhar os próximos projetos que serão desenvolvidos no Museu.