terça-feira, 26 de maio de 2009

Etiqueta corporativa

Como já disse a IBM já teve uniforme. Os funcionários eram conhecidos como os "homens do terno azul". Nos anos 90 e 2000, adotamos a linha business casual, dando mais liberdade aos funcionários. Agora, a IBM Brasil cria o "Código de Etiqueta da IBM Brasil", com mudanças que adequam à realidade social, costumes e moda atuais.

O código foi produzido a partir do feedback de mais de três mil IBMistas - entre gerentes, funcionários e estágiários - em todas as localidades do país onde a IBM está presente. Durante o ano de 2006, Recursos Humanos conduziu pesquisas e workshops para entender o comportamento que a própria população IBM julga adequada à nossa realidade e como devemos nos portar no ambiente de trabalho e frente aos clientes.

No estudo, os próprios IBMistas pediram que o código fosse criado refletindo a realidades dos sites (prédios IBM). "O crescimento acelerado da IBM implicou na transformação do perfil da nossa população. Hoje, 45% dos IBMistas tem até 30 anos de idade. Somado a isso, a falta de clareza na orientação da forma de conduta e de vestimenta inibia os gerentes a dar a correta direção aos seus funcionários. Por isso, viu-se a necessidade da criação do Código, com a cara da nova IBM que guiasse funcionários e gerentes, mantendo a nossa cultura", comenta Fabiana Galetol, Gerente de Clima Organizacional na IBM.

O gerente é a figura responsável por verificar se as diretrizes são seguidas por seus funcionários. Quando um funcionário tiver um comportamento ou usar roupas inadequadas, o gerente deve conversar com ele e orientá-lo. Vale lembrar que, segundo a consulta feita, 41% da população IBM reconhece que a falta de etiqueta corporativa torna-se um problema pois afeta a credibilidade do profissional.
Em caso de reincidência, o gerente deve pedir ao funcionário que adote a postura adequada, e medidas disciplinares podem ser aplicadas, como advertência verbal ou formal.

De segunda a quinta

- Permitido o uso de Jeans em bom estado. Ou seja, não devem ser rasgados, desfiados, desbotados, estilizados, muito justos ou com a cintura baixa; (mas você não vê ninguém de jeans durante a semana, só o pessoal do help desk, todos os outros funcionários usam terno, ou calça e camisa social.)

- Business Casual normal;

- Abrange calça social, camisa polo(ninguém usa camisa pólo de segunda a quinta, e nesse caso, nem o pessoal do help desk), sapatos sociais em geral, sandálias.

* Os funcionários que trabalham em clientes, recebem ou os visitam, devem seguir o código dos mesmos, inclusive no Casual Day.

Casual Day (sextas-feiras)

- Permitido o uso de Jeans em bom estado. Ou seja, não devem ser rasgados, desfiados, desbotados, estilizados, muito justos ou com a cintura baixa; (na sexta o pessoal se libera, todo mundo de calça jeans, vestidinhos comportados, casaquinhos, jaquetas jeans, bota, sapato sem salto... mas gerentes continuam usando terno. Às sextas meu chefe usa terno sem gravata, super casual hein?!Haha)

- Permitido o uso de tênis;

- 3º turno e finais de semana, seguir o casual day.

É responsabilidade de cada IBMista estar de acordo com as normas da companhia, mas também respeitar e manter um bom ambiente de convívio social em harmonia com todos os seus colegas. Praticando a Etiqueta Corporativa em nosso dia-a-dia é uma forma de demonstrar atitudes e comportamentos esperados, através da integridade, honrando compromissos, comunicando-se da forma adequada e respeitando o espaço dos outros.

Observar e cuidar de locais de uso comum é parte da atitude esperada dos funcionários.

Tudo isso nada mais é que transmitir a própria imagem de maneira positiva e, consequentemente, transmitir a imagem da IBM de forma positiva também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário